Muita chuva caiu nas últimas semanas. E com ela, vem os danos na pintura. Manchas, bolhas, superfícies descascadas. Problemas que atingem a parte externa e também a parte interna dos imóveis, nesse segundo caso quando há infiltração.
Para acertar a pintura é preciso, antes de mais nada, esperar o sol firmar e a parede danificada secar bem. O segundo passo é limpar. Se a mancha for mais superficial, uma lixa resolve. Mas se houver bolhas e estiver descascando é preciso raspar com espátula.
Nesse caso deve se aplicar em seguida um fundo preparador de parede para dar aderência a tinta. Se isto não for feito, corre-se sério risco da tinta nova descascar em pouco tempo. Aí o prejuízo é certo.
Na Tintolac há excelentes fundos preparadores das marcas Suvinil e Sherwin Willians. É importante também usar tintas emborrachadas em paredes externas. Além de mais resistentes, é o que há de melhor no mercado para impermeabilizar.
Se o problema for em parede interna, é preciso cuidar da infiltração na superfície externa de onde água está vindo. Isso pode ser feito tanto com as tintas emborrachadas ou, se for laje exposta, com manta impermeabilizadora. A Tintolac tem marcas de mantas que além de evitar as goteiras também funcionam como isolante térmico, aliviando o calorão em dias de sol a pino.
É bom lembrar que o uso do fundo preparador deve acontecer tanto em paredes internas quanto externas, caso estejam muito danificadas.
Outro problema comum que aparece na parte interna dos imóveis nessa época mais fria é o mofo. Neste caso há tintas especiais antimofo como a Metalatex Bactercryl ; Coral Chega de Mofo e Coral 3 em 1.
Se a camada de mofo for fina, basta aplicar a tinta diretamente em cima. Mas se a camada mofada estiver espessa, é precisa remover com espátula antes de pintar.