A Fachada é cartão de visitas de qualquer imóvel, e cuidar bem dela ajuda a valorizá-lo, além de protege-la contra os efeitos do tempo. Mas para que o trabalho de pintura ou repintura tenha qualidade e durabilidade é preciso tomar alguns cuidados.
Antes de ir à loja comprar os materiais de pintura, verifique se as paredes estão apenas sujas ou se apresentam trincas. Se for apenas sujeira, faça uso de uma mangueira com água e sabão. Uma lavadora de alta pressão destas que se usa para lavar carros pode ajudar nessa tarefa de limpeza.
Mas se as paredes apresentarem trincas, você vai precisar realizar um trabalho de reforma antes da pintura. A Reforma consiste em lixar as áreas trincadas e mofadas, deixando a superfície regular e plana. Se as paredes forem emassadas, talvez tenha que repor a massa e após seca, realizar um novo lixamento na região.
Se perceber áreas manchadas provenientes de infiltrações, é preciso verificar o grau de comprometimento do reboco e, em alguns casos, substituí-lo.
Estas dicas vão assegurar à superfície da fachada as condições ideais para pintura e um serviço duradouro
Escolha da tinta
Agora vem a etapa de escolha da tinta. Faça uso de tintas acrílicas e, de preferência de uma marca que tenha reputação e experiência no mercado. Uma boa tinta pode parecer mais cara na hora de comprar, mas sua durabilidade vai compensar o investimento.
Tintas de baixa qualidade em fachadas, além de não oferecerem boa lavabilidade, em pouco tempo as cores, principalmente as mais vibrantes, tentem a ficar queimadas e sem vida.
Você pode escolher entre três tipos de tinta: Fosca, semi-brilho e acetinada.
As foscas são recomendadas para paredes sem uso de massa corrida, enquanto que, a semi-brilho e a acetinada são mais usadas em paredes emassadas pois vão oferecer um acabamento mais liso e delicado.
Agora se você não quiser se preocupar com todos estes detalhes, converse com um profissional de pintura de sua confiança ou venha até a Tintolac e converse com um de nossos consultores de vendas. Eles vão te orientar quanto à melhor decisão tomar.