Telefones: (27) 3328-1572

Blog da Tintolac

Saiba o que fazer com a tinta que sobrou

Quando se vai pintar, o ideal é ter a metragem correta dos ambientes para evitar sobras de tinta. Mas se isso acontecer, saiba que é preciso cuidados para armazenar essa tinta, que futuramente pode ser usada em novas pinturas. Ou até doada, se assim o proprietário preferir.

Porém, antes de mais nada, é preciso lembrar que a tinta na lata tem prazo de validade. E isso  tem de ser respeitado, senão a pintura sai com qualidade bem inferior à esperada.

Uma das maiores fabricantes do país, a Coral, aconselha fechar bem a embalagem da tinta que sobrou. Isso para impedir a entrada de ar. A empresa acrescenta que tintas guardadas de forma incorreta podem ficar inutilizáveis por conta de uma película que se forma sobre ela, justamente por conta do contato com o ar.

Tintolac- tinta que sobrou após a pintura

Se o produto for esmalte ou verniz à base de solvente, a Coral orienta a acrescentar um pouco de aguarrás na tinta a ser armazenada. Isso impede o contato com o ar que fica dentro da lata.

Outra fabricante de peso no país, a Renner acrescenta que é preciso manter as latas bem limpas, em local seco e arejado. E nunca deixá-las expostas ao sol, já que o calor excessivo endurece o produto.

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), destaca que sobras podem ser misturadas a outras tintas. Segundo a entidade, tintas à base de água podem ser misturadas a outras tintas à base de água. Tintas de base solvente, podem ser misturadas a outras tintas de base solvente.

A Abrafati explica que ao misturar cores, o pintor consegue tons mais fortes como o cinza e o concreto. A mistura de tons de branco também é indicada pela Associação, uma vez que o resultado final segue no tom de branco, que pode ser usado como primeira demão de tetos, por exemplo.

Tanto as fabricantes quanto a Abrafati alertam que as sobras nunca devem ser descartadas no ralo. E muito menos no solo ou em cursos d’água, uma vez que geram contaminação ambiental.

Outra opção é doar a tinta. Seja para um amigo, seja para alguém carente, ou mesmo para instituições como igrejas e entidades com trabalhos sociais. Caso nenhuma dessas opções seja viável, como ultimo recurso deve-se aplicar a sobra, com pincel ou rolo, em jornais ou papel de embrulho. Em seguida, deixar secar e descartar no lixo.

Leia também...

Assine nossa news e fique por dentro das promoções