Telefones: (27) 3328-1572

Blog da Tintolac

Proteja olhos, pele e respiração ao pintar

É muito prazeroso pintar e dar uma nova cara ao ambiente. Mas independente de ser um profissional ou amador a fazer o serviço, é preciso cuidado com a saúde. Especialmente a visão, a pele e o sistema respiratório.

Para isto existem Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e alguns cuidados recomendados por especialistas. Em relação a visão é fundamental usar óculos de segurança, aqueles que possuem fechamento também nas laterais. Se uma gota ou até quantidade maior de solvente, verniz, tinta ou outro produto para pintura cair nos olhos, será uma experiência no mínimo desagradável. Caso aconteça o ideal é seguir recomendação do fabricante e procurar atendimento médico.

epi para pintura na Tintolac

Já a máscara de proteção é útil tanto na fase de lixar a superfície, quanto na hora da aplicação de fundo preparatório e tinta. No primeiro caso, evita-se a inalação de partículas. Poeira faz mal. Se a pessoa for alérgica, mais ainda.

Já na hora da pintura, além de reduzir o odor, a máscara evita a inalação de vapor da tinta. Principalmente se for aplicar tinta spray. Para pinturas domésticas, máscara descartável basta. Agora, se for pintura industrial e/ou trabalho em câmaras de pintura, deve-se usar máscaras mais robustas conforme orientação legal.

Em relação ao cuidado com a pele, use roupas e calçados que impeçam o contato direto com a tinta, solvente ou outro produto usado na pintura. Para as mãos é fundamental o uso de luvas. Há vários tipos de luvas e alguns são adequados para cada momento da pintura.

A luva de pano é ótima opção na hora de lixar e pintar. Porém, ao trabalhar com solventes ou removedores, tanto no preparo das tintas quanto na sua remoção, é recomendável usar luvas de borracha. O mesmo vale para quando for limpar rolos, pincéis e outros equipamentos usados no trabalho.

Há três tipos mais usados de luvas de borracha, as de látex, nitrílicas e as de vinil. Mas atenção: algumas luvas não possuem a resistência adequada para solventes, logo é preciso ficar de olho na recomendação do fabricante para o tipo de material que irá manusear com ela.

Leia também...

Assine nossa news e fique por dentro das promoções