Telefones: (27) 3328-1572

Blog da Tintolac

Pintando teto e parede sem sujar chão e móveis

Nada como uma pintura para dar cara nova ao interior da casa. E independente do serviço ser feito pelo próprio dono do imóvel ou por um profissional experiente, sempre pingam algumas gotas de tinta. Por isso, é preciso proteger chão, rodapé, móveis, eletrodomésticos, bancadas, pias, portas, janelas, interruptores, entre outros. Afinal, ninguém merece investir em pintura de teto e paredes para acabar estragando o visual de outros itens de casa.

 

A começar pelo chão, um dos que mais sofrem com os pingos indesejados. Arquiteta da Bella Aurora Residencial, Rayra Vedova, diz que a melhor forma de proteger é usar papelão, de preferência aqueles com superfície ondulada, que absorvem melhor a tinta.

 

 

A arquiteta também não recomenda o uso de jornais no chão. “Eles possuem uma camada muito fina e ao absorver a tinta o outro lado é atingido”, explica. A profissional acrescenta que lonas plásticas também não são recomendáveis para o chão, mas são ideais para proteger outros itens.

Tintolac ensina a pintar paredes sem sujar a casa

Por exemplo, móveis, eletrodomésticos, pias e bancadas fixas. No caso dos dois primeiros, eles devem ser arrastados para o centro do cômodo. Já as pias e bancadas, além isolá-las com fita crepe e lona plástica preta, é bom colocar sobre elas papelão para proteger a estrutura contra pancadas acidentais. “Evite apoiar latas de tintas e ferramentas sobre as bancadas e pias”, acrescenta Rayra.

 

Para alisares e batentes de portas e janelas a dica é usar fita crepe de 5cm de largura e lona plástica preta. Para maçanetas, tomadas e interruptores basta usar a fita crepe para o isolamento.

E mais. A pintura deve começar sempre pelo teto. “A pintura do teto é a que mais gera respingos, que acabam sujando as paredes adjacentes. Pintando primeiro o teto você evita retrabalhos e o acabamento fica muito melhor”, aponta a arquiteta.

 

Sempre lembrando que a tinta deve ser diluída conforme a orientação do fabricante e que nunca deve ser aplicada quando em estiver em excesso no rolo. “Todas as bandejas plásticas para pintura do mercado possuem uma superfície enrugada para remover o excesso da tinta no rolo. Basta passar o rolo nesta superfície como se estivesse pintando e todo o excesso será escoado”, conclui Rayra.

 

Leia também...

Assine nossa news e fique por dentro das promoções