Telefones: (27) 3328-1572

Blog da Tintolac

Para a pintura da porta de madeira ficar show

Pintura na porta de madeira pode melhorar e muito o visual de ambientes internos ou externos. Para o trabalho ficar top nesse tipo de estrutura, é necessário alguns cuidados. E, claro, saber escolher a tinta mais adequada.

A primeira coisa é: porta de madeira, nova ou velha, precisa ser lixada antes da pintura. Se não fizer, além do risco de ficarem farpas e imperfeições, a pintura terá aspecto de desleixo.  Atenção se a porta tiver rachaduras e/ou desnivelamento, pois aí é necessário aplicar massa para madeira para corrigir. Uma fez feita essa aplicação, esperar secar e depois lixar. Ah, após lixar, limpe a porta com pano para tirar o pó.

pintura para porta de madeira na Tintolac

Segunda observação: a porta está em ambiente interno ou externo? Se a porta der para área externa que tenha contato eventual – ou frequente – com chuva e sol, o ideal é aplicar tinta acrílica por conta da alta impermeabilidade que ela proporciona.

Sendo em locais menos expostos a intempéries, as opções de tintas são várias: laca (também chamada de poliuretano), tinta automotiva, esmalte à base d’água. E o tradicional verniz.

Dá para pintar com a porta instalada ou não. No primeiro caso, deve-se proteger o chão contra respingos. Para isso, jornal é melhor que plástico. Dobradiças e fechaduras devem ser protegidas, fita crepe resolve. Há também a opção de remover a fechadura. Ou ainda tirar a porta do lugar, o que é trabalhoso, mas facilita a pintura.

É bom avaliar se ao pintar as laterais, a porta não aumentará de volume a ponto de impedir que ela feche. Use rolo para pintar a porta, trincha para o batente. Espere secar a primeira demão para aplicar a segunda.

Leia também...

Assine nossa news e fique por dentro das promoções