Aliadas da segurança do imóvel, as grades precisam de cuidado. E assim como outras peças de ferrou ou aço galvanizado como corrimões, escadas, bancos e mesas, além de ficarem bonitas e valorizarem a decoração, duram muito mais quando recebem o tratamento e pintura certos.
Grades de ferro novas precisam ser tratadas com lixa fina e receber zarcão primeiro. Só depois vem a tinta, sempre de esmalte sintético. Já as grades novas feitas com aço galvanizado, demandam tratamento com lixa e aplicação de fundo para galvanizado antes de receberem a tinta, que também deve ser esmalte sintético.
Mas se o caso é repaginar uma grade de ferro já antiga aplicando uma nova pintura, é preciso lixar primeiro para quebrar o brilho e criar ranhuras que vão dar melhor aderência a nova tinta. Lembrando que em estruturas metálicas deve-se usar sempre lixa fina.
Há também a opção de aplicar o esmalte sintético Hammerite diretamente sobre a ferrugem. Mas, atenção, se houver pontos ‘pocados’ de ferrugem é preciso remover esse excesso com uma lixa fina.
E caso a estrutura a ser repaginada seja de aço galvanizado, o Hammerite também é indicado. Mas não sem antes lixar a peça e aplicar o fundo galvanizado. Nunca é demais lembrar que o ato de lixar primeiro sempre dá melhor desempenho a pinturas em ferro e aço galvanizado. Não deixe de cuidar da peça metálica, principalmente se ela estiver em ambiente externo, onde sol e chuva aceleram e muito a ferrugem.
No mais, é só escolher a cor que vai harmonizar a peça com o conjunto do imóvel.