Por mais cuidado que se tenha ao pintar, é muito difícil não sobrar aquele pingo indesejado no piso. E o pior, esse pingo seca. Dá para limpar, mas é preciso alguns cuidados para não danificar a superfície.
A primeira coisa é saber o tipo de tinta que foi usada, pois a técnica de remoção varia. E não esquecer de fazer uma limpeza inicial, retirando toda a poeira para que fiquem visíveis somente as manchas.
Se a tinta que pingou for à base de água, fica mais fácil. Basta usar detergente para piso, colocar um pouco d’água e esfregar com pano. Uma escova dura também ajuda, caso não dê para limpar com a técnica anterior. Seque com papel e o piso vai ficar limpinho.
Se a tinta for à base de óleo, látex ou tinta plástica, vai dar um pouquinho mais de trabalho. É preciso usar uma espátula para tirar o excesso. Ah, faça suavemente, senão arranha o piso. Há espátulas de plástico que reduzem o perigo de danificar seu piso.
Caso a mancha persista, aplique solvente ou outro produtor removedor e esfregue com uma escova. O ideal é fazer usando luva, uma vez que solventes são agressivos para a pele. Mas atenção: alguns tipos de pisos são sensíveis e não é recomendável o uso de abrasivos, sobretudo em laminados de madeira e vinílicos. Neste caso, deve-se consultar o fabricante do piso antes de aplicar o produto.